Nesta época natalícia, já em vésperas das celebrações de um Novo Ano, existem exposições e museus dedicados ao Natal, online, a visitar.
É o caso da exposição História do Natal, com obras do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, narrada segundo os Evangelhos de S. Mateus e de S. Lucas, acompanhada de música e coros natalícios medievais.
O site do Weihnachtsmuseum (Museu do Natal), na cidade de Rothenburg ob der Tauben, na Alemanha, encontra-se com facilidade, com as histórias, decorações e personagens alusivas ao Natal, através do tempo.
No Falconer Museum em Moray, Inglaterra, temos a agradável e aromática proposta de apreciarmos as Especiarias do Natal, a sua história, usos culinários e medicinais, os exploradores e as suas rotas comerciais. Uma delícia.

O Heritage Lottery Fund é um Fundo monetário, extraído da Lotaria Nacional Britânica que, através da concessão de Bolsas a Museus, Parques Arqueológicos, Locais e Monumentos Históricos, Ambiente Natural e Tradições Culturais, promove ou contribui, deste modo, para a manutenção, salvaguarda, conservação e valorização do Património Britânico, com apelo à participação voluntária das comunidades locais no trabalho de equipa necessário a cada projecto. Uma valiosíssima iniciativa a seguir, futuramente, também por nós. Vale a pena visitar o seu site.
Por fim, algumas notas: em Portugal, até 30 de Dezembro, ainda é possível as crianças participarem de actividades, visitas, oficinas e jogos das Férias de Natal nos Museus e Palácios do Instituto dos Museus e Conservação. O programa acha-se no site do IMC.
Depois das iniciativas de Natal dos Serviços Educativos da Fundação de Serralves, no Porto, terminadas a 20 de Dezembro, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, os Serviços Educativos vêm propor "O Natal no Museu: o sol, a natureza, nós e os outros", em dois módulos: 22 e 23/29 e 30 de Dezembro, actividade para crianças dos 4 aos 12 anos e que depende de marcação prévia.
Imagens:
(1) Adoração dos Pastores, Andrea Mantegna, c.1450 (MetMuseum).
(2) Poster da Exposição Ignorance and Want - The Social Conscience of Charles Dickens (Museu de Charles Dickens).
Sem comentários:
Enviar um comentário