A
Rede Portuguesa de Museus (RPM), compreende 125 museus, de diversas tutelas - Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), Direcção Regional de Cultura dos Açores (DRC dos Açores), Direcção dos Assuntos Culturais da Madeira (DRAC da Madeira), Administração Central e Local, Empresas Públicas, Associações, Fundações, Igreja Católica e Misericórdias.
Depois de anos de imobilidade, finalmente os museus portugueses constantes na Rede Portuguesa de Museus vão, a pouco e pouco, apresentando páginas próprias na internet, na maioria apresentando um design elegante, muita informação e interactividade crescentes, que convidam à visita e ao aplauso.
Aqui ficam alguns bons exemplos de páginas de Museus da RPM (clicar nas imagens) que se espera que continuem sempre a evoluir e a surpreender:
IMC
Museu Nacional de Arte Antiga:

Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea:

Museu Nacional de Soares dos Reis:

Museu Nacional de Arqueologia:

Museu Nacional de Machado de Castro:

Museu Nacional do Teatro:

Museu Nacional do Azulejo:

Museu de Alberto Sampaio:

Palácio Nacional de Sintra:

Museus tutelados pela DRC dos Açores
Apenas dois dos museus têm ainda página própria.
Museu Carlos Machado:

Museu de Angra do Heroísmo:

Museus tutelados pela DRAC da Madeira
Vários Museus de grande importância continuam a aguardar página própria - a Casa-Museu Frederico de Freitas, o Museu de Arte Contemporânea - Fortaleza de São Tiago, o Museu Etnográfico da Madeira, o Photographia-Museu Vicentes...
Museu Quinta das Cruzes:

Casa Colombo - Museu de Porto Santo

Museus tutelados pela Administração Central
Tanto o
Museu do Ar como o
Museu Geológico ou o
Museu Nogueira da Silva, possuem páginas próprias.
No entanto, a mais bem concebida e mais completa é sem dúvida a do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior:

Museus tutelados pela Administração Local
No caso dos museus da RPM, tutelados pela Administração Local, com excepções de mérito, a maioria permanece sem página própria, resignados a um cantinho mais ou menos indiferenciado nas páginas das Câmaras Municipais, dependendo muito da clareza, inteligência e actualização do webdesign destas. Esta negligência pela imagem e potencial turístico dos museus municipais e regionais não contribui para uma maior informação e atracção a esses museus, alguns dos quais belíssimos - como é o caso do Museu de Setúbal - Convento de Jesus, o Museu Arqueológico de São Miguel Odrinhas (com um site não oficial, de poucos recursos), o Museu Romântico da Cidade do Porto ou o Museu Municipal de Amadeu Sousa Cardoso.
Existem outros museus municipais com boas páginas próprias, embora não integrem ainda a RPM, e que constam das referências existentes na coluna direita deste blogue.
Eco-Museu do Seixal:

Museu de Olaria (Barcelos):

Museus tutelados por Empresas Públicas
Museu do Carro Eléctrico (SCTP - Sociedade Colectiva de Transportes do Porto, S.A.):

Museus tutelados por Fundações
A Fundação da Casa de Bragança tem a seu cargo a
Biblioteca-Museu da Casa de Bragança, situada no lindíssimo Palácio Ducal de Vila Viçosa - e possui página própria, no entanto, esta precisa de uma actualização urgente do seu webdesign, como se poderá comprovar.
Fundação de Serralves (Porto):

Fundação Portuguesa das Comunicações:

Museu da Fundação Cupertino de Miranda:

Museus tutelados por Associações
Museu Arqueológico do Carmo (Associação dos Arqueólogos Portugueses):

Casa-Museu Abel Salazar (Associação Divulgadora Casa-Museu Abel Salazar/Universidade do Porto):

Museus tutelados pela Igreja Católica
No que se refere aos Museus da RPM tutelados pela Igreja, apenas o Museu Diocesano de Arte Sacra do Funchal possui página própria. Parecem tardar as páginas do Museu de Arte Sacra e Etnologia, do Museu Pio XII, e do Tesouro-Museu da Sé de Braga, este último presente na página da Sé Catedral de Braga, mas sem expressão pessoal.
Museu Diocesano de Arte Sacra do Funchal:

Museus tutelados pela Santa Casa da Misericórdia
Dos dois museus da RPM tutelados pelas Misericórdias, apenas um tem presença online:
Museu de São Roque:
Sem comentários:
Enviar um comentário