Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Museu Aberto


"The time has come," the Walrus said, "To talk of many things: Of shoes--and ships--and sealing wax-- Of cabbages--and kings--And why the sea is boiling hot-- And whether pigs have wings."(Lewis Carroll: "The Walrus and the Carpenter" in Through The Looking Glass, Ch. IV)

Eis chegada a hora de falar de tudo e de nada, como dizia a Morsa ao Carpinteiro, a hora de desvendar todo um mundo de curiosidades e maravilhas sobre o património natural e cultural a (re)descobrir.

Falando de museus e do património em geral, o Museu Aberto é um blogue onde se podem encontrar muitas informações sobre o mundo dos museus - o que vemos, como público, mas também o que não vemos, os bastidores do trabalho de gestão museológica, o tratamento museográfico de incorporação documental do espólio de um museu, o seu estudo, documentação e inventário, restauro/conservação, segurança, exposição, divulgação e actividades educativas, em interacção com a Comunidade cuja memória, identidade cultural e patrimónios preserva.

No lado direito desta página podem ver-se ligações úteis para todas as instituições, associações e centros de documentação relevantes na área da museologia e do património natural e cultural (material e imaterial) à volta do mundo, assim como de meios e medidas existentes para a segurança e protecção do património cultural e natural, publicações online sobre estes e outros temas, de especialistas e instituições reconhecidos, actividades pedagógicas dos museus, percursos culturais para famílias, sugestões de sites, blogues, filmes, livros e revistas sobre museus e/ou sobre o património, notícias sempre actualizadas sobre estas temáticas.

Não se pretende publicar textos diariamente, pois os objectivos deste blogue não dependem de actualizações diárias.

Salvo indicação em contrário, todos os textos publicados são da autora deste blogue.

1 comentário:

Carlos de Galiza disse...

olá, muito interessante o seu blog. Som da Galiza e gostaria intercambiar mensagens. Meu blog é www.apatriaealingua.blogspot.com