Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus


Este ano a ICOM propôs como tema para a comemoração do Dia Internacional dos Museus, "Os Museus e a Harmonia Social", enfatizando mais uma vez o papel dos museus no desenvolvimento das comunidades que servem e cuja memória guardam e interpretam, através de uma inter-relação viva e frutuosa, com acções culturais e científicas voltadas para os interesses e necessidades dessas comunidades, procurando-se promover assim uma cultura de bem estar e harmonia social.

A Newsletter do ICOM sobre este tema pode ser lida aqui.

Em Portugal, o programa das diversas iniciativas dos museus para o dia 18 de Maio, aparecerá em breve na página do IMC.

No dia 15 de Maio, a Noite dos Museus proporcionará aos visitantes, nos museus e palácios participantes, actividades culturais e festivas gratuitas, desde o final da tarde até cerca da meia-noite.

Foi o Ministère de la Culture et de la Communication, de França, que propôs em 1999 o acesso gratuito aos museus num Domingo de Primavera, ideia adoptada desde 2001 na Europa, pelos países signatários da Convenção Cultural do Conselho Europeu. A partir de 2005, sugeriu-se a comemoração da Noite Europeia dos Museus, de modo a atrair um público mais jovem às actividades culturais, na esteira do sucesso que uma iniciativa semelhante já estava a ter em museus de Berlim, Amesterdão, Zurique ou Bâle. A esta iniciativa é dedicado um sítio na Internet (Nuit des Musées) e um blogue (La Nuit Européenne des Musées) que se convidam a visitar e onde se podem obter mais informações.

Abaixo pode-se assistir ao vídeo de promoção da Noite Europeia dos Museus - bonito mas com pouca ou nenhuma informação...

Sem comentários: