Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2019

"Notre Dame, notre âme" - Paris mais uma vez de luto

Incêndio na Catedral de Notre Dame de Paris.
O impensável aconteceu em Paris na noite de 15 de abril, no final do segundo dia da Semana Santa, perante o olhar chocado dos parisienses e turistas que se foram aglomerando nas ruas em redor, e de todas pessoas à volta do mundo que acompanharam a cobertura televisiva: um incêndio de grandes proporções terá deflagrado no sótão da Catedral de Notre Dame de Paris pelas 17h50min (hora de Lisboa), destruindo oitocentos e cinquenta e seis anos de História em 65 minutos.

O pináculo da catedral criado por Viollet-le-Duc cairia, vencido pelas chamas,
 cerca de uma hora depois do início do incêndio.


Vista aérea do incêndio na catedral, através de um "drone".
Destruídos cerca de dois terços da catedral, e havendo ainda focos de incêndio combatidos com água pelos bombeiros durante toda a noite, os especialistas aguardam agora a autorização dos Bombeiros de Paris para poderem entrar na catedral para a inspecionar.

Paris está mais uma vez de luto - desta vez, pela perda parcial de um monumento icónico da cidade, da sua história e vivências, presente na imaginação e coração de tantos milhões de pessoas que o conhecem presencialmente ou em espírito, através do estudo da História de França, mas também da literatura, das artes plásticas e do cinema. 

Paris está de luto e o mundo também. As ofertas de ajuda para a sua reconstrução estão a vir da França e de toda a parte do mundo, inclusive de organismos internacionais como a UNESCO.

Olhando para o futuro, esta será uma oportunidade única para os especialistas - museólogos, historiadores de arte e conservadores, artistas plásticos e técnicos de restauro de todo o mundo - fazerem uma viagem no Tempo e colaborarem no restauro "in loco" de um monumento ímpar na História e na Arte que, esperemos, obedeça às regras e técnicas medievais de construção e decoração, e respeite a qualidade dos materiais antigos.

Uma saudação especial aos Bombeiros de Paris, pela sua ação rápida, estratégia e competência no combate ao incêndio - de lembrar que, embora felizmente não tenha havido perda de vidas humanas, um bombeiro ficou ferido.

Catedral Notre Dame de Paris.
Catedral de Notre Dame de Paris: fachada principal.
Vista aérea da Catedral de Notre Dame.

Nota histórica:

A Catedral de Notre Dame é a catedral da Arquidiocese de Paris, situada numa ilha do rio Sena, a Île de la Cité. É uma das catedrais góticas mais antigas de França, classificada como monumento nacional e Património Cultural da Humanidade da UNESCO. Recebe 13 milhões de visitantes por ano.



Interior da Catedral de Notre Dame.
Os trabalhos de construção da Catedral de Notre Dame iniciaram-se no século XII, em 1163, segundo o projeto dos arquitetos Pierre de Montreuil e Jean de Chelles, e foram concluídos em 1345. Contudo, por necessidade ou por questões de estética, ao longo das épocas foram-se realizando obras, melhorias e acrescentos ao edifício: 
  • Nos finais do séc. XVII, o rei Luís XIV ordenou a substituição de vitrais e a adição de elementos decorativos barrocos. 
  • Entre 1789 e 1799, durante a Revolução Francesa e sob o Culto da Razão, a catedral foi alvo de pilhagens e de destruição de parte dos seus elementos. A populaça destruiu as cabeças das estátuas da Galeria dos Reis, julgando serem os retratos dos reis de França, a catedral foi convertida em armazém de alimentos e os sinos foram fundidos para o fabrico de armas, munições e um canhão.
  • Em 1831 Victor Hugo escreve o romance "Notre Dame de Paris" como sensibilização e mobilização popular em prol da conservação e restauro da catedral, num momento em que se cogitava a sua demolição devido a apresentar grandes danos.
  • No séc. XIX, em 1844, os arquitetos Eugéne Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste Lassus restauraram de forma belíssima a catedral à luz do romantismo (incluindo o seu imponente pináculo, que Viollet-le-Duc aumentou em altura e ornamentou com estatuária).
  • Em 1871 a catedral foi novamente alvo de um incêndio causado por revoltas populares da Comuna de Paris contra a capitulação de França na Guerra Franco-Prussiana.
  • Em 1965 foram realizadas escavações arqueológicas que revelaram catacumbas romanas, uma catedral merovíngia do século VI e um bairro medieval. 
  • Em 1977 parte das cabeças das estátuas da Galeria dos Reis foi encontrada durante obras na Rue de la Chaussé D’antin, e posteriormente exposta no Museu Nacional da Idade Média.
  • Por fim, em 1991, foi iniciado um projeto de restauro e conservação, cujo prazo de dez anos se tem prolongado até este momento.
  • No dia 15 de abril de 2019, pelas 17h50min, deflagra um incêndio que consome toda a cobertura da catedral, causa a derrocada do seu pináculo, de parte das abóbodas e dos vitrais do séc. XIX criados por Viollet-le-Duc. 
Catedral de Notre Dame, porta principal, vista para o interior da nave principal:
 incêndio e queda de parte das abóbodas (15/04/2019).
Parte da estatuária ficou a salvo, por se encontrar em restauro noutro local - nomeadamente, as 12 estátuas dos apóstolos em bronze, retiradas por grua na semana anterior. Temeu-se o pior pelo tesouro da catedral mas, aparentemente, o tesouro ter-se-á salvo também, estando por verificar os danos causados pela água, diferenças térmicas, fumo e cinzas no antigo órgão do séc. XIII e nas pinturas, guardadas em local longe do fogo. O tesouro e as pinturas serão agora levados do local, ficando à guarda do Museu do Louvre.

Fontes e factos:

Imagens:

Sem comentários: