Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Receitas da Antiga Babilónia decifradas

As mais antigas receitas culinárias do mundo de que há registo são da Babilónia e foram decifradas por especialistas da Universidade de Yale, anunciou Andy Corbley no seu artigo de 11 de fevereiro de 2021, no sítio Good News Network.

São três receitas diferentes de estufado de borrego e uma de frango com semelhanças em receitas dos atuais Iraque, Irão e Síria, sendo que uma delas leva 25 ingredientes (a lista mais longa das quatro). As receitas contêm ingredientes como chalotas persas, alho francês, coentros, beterrabas, cebola e alho com sal fino, e carne, misturados com água ou cerveja, leite e bolos de cevada. 

Dos quatro pratos - o estufado "me-e puhadi"; o estufado "Tuh’u";  o estufado elamita "Mu elamutum"  e uma empada de frango - apenas o estufado elamita, um prato estrangeiro, leva endro e sangue animal. Quanto à empada de frango, é composta por camadas de massa de farinha intercaladas com frango e um molho semelhante ao "Béchamel".

As porções exatas foram mais difíceis de determinar, optando-se por medidas "a olho" e "q.b.", considerando a média geral das porções neste tipo de cozinhados. Aos especialistas juntaram-se historiadores de gastronomia e, depois de várias tentativas e erros, conseguiram chegar a resultados o mais próximos possíveis das receitas originais inscritas nestas tabuinhas com 4000 anos. 

Para ler o artigo completo: GoodNewsNetwork 

Fonte da imagem: Coleção Babilónica de Yale

Sem comentários: